PÓS GRADUAÇÃO GESTÃO PARA ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E DE DESIGN DE INTERIORES
Pioneira na integração de conceitos de administração conectados com atividades de arquitetura e design de interiores
A falta de conhecimento básico sobre gestão de negócios é uma ameaça para a estabilidade financeira e sustentabilidade das empresas em diversos setores da Arquitetura e Design de Interiores. Com a pós-graduação o profissional será capaz de construir os pilares de sustentação de uma empresa e consolidar a imagem de um escritório diferenciado e qualificado para realizar as entregas atendendo as necessidades dos clientes. O profissional também poderá criar a sua própria empresa e escritório de arquitetura, já que o curso abordará técnicas e conceitos de como empreender e iniciar um novo escritório. O programa foi idealizado trazendo tendências, com o que há de mais atual e contemporâneo no mercado.
12 Meses
EAD AO VIVO
OU
PRESENCIAL
360 Horas
Aulas 100%
Ao Vivo
VOCÊ SERÁ CAPAZ DE COMPREENDER
O aluno será capaz de compreender como melhor gerir um escritório de arquitetura e design de interiores e as atividades, assim como utilizar as ferramentas de gestão ideais para a divulgação da sua atividade junto ao mercado, bem como captação de clientes. O curso busca a formação do participante como um gestor integrado ao cotidiano corporativo e às práticas de gestão.
A QUEM SE DESTINA?
A pós graduação em GESTÃO PARA ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES destina-se a executivos, arquitetos, designers, profissionais liberais, empreendedores, proprietários de escritórios, que atuam nas áreas de Arquitetura e Design de Interiores, e que buscam desenvolver suas competências no processo de gestão de um escritório, bem como a consolidação de um escritório no mercado.
METODOLOGIA
O curso foi idealizado com base em três pilares e dividido em 4 módulos, que orientam o conteúdo da pós-graduação: gestão de negócios, gestão técnica de arquitetura, resultando em práticas contemporâneas. Cada conjunto de disciplinas termina com um workshop, desenhado para aplicar os conhecimentos através da resolução de problemas práticos. As aulas integram conhecimentos teóricos com as práticas de gestão, que permitem à plena compreensão da aplicabilidade das ferramentas.
3 PILARES DO PROGRAMA
AULAS PRÁTICAS
Interaja de forma prática, esclareça dúvidas e troque experiências de resultados
NETWORKING
Conecte-se com profissionais com propósitos e objetivos similares através de resoluções de cases reais
CERTIFICADO
Certificados reconhecidos pelo MEC válidos para EAD e presencial
MÓDULOS
Módulo 1 - Ferramentas Estratégicas
Para o sucesso e um bom andamento de escritório é de extrema importância ter um conhecimento aprofundado das ferramentas e práticas de gestão, neste módulo o aluno aprenderá com consistência os seguintes temas:
a. Panorama e contexto econômico
O módulo é dedicado ao estudo dos fundamentos de economia, bem como a análise estratégica e um planejamento empresarial consistente que fique de acordo com o cenário da economia brasileira.
b. Gestão Estratégica
Ao longo da matéria o aluno compreenderá o que é ser um empreendedor e como se tornar um.
c. Gestão de Marketing e Vendas
Nesta disciplina o aluno entenderá a melhor forma de elaborar uma proposta atraente aos seus clientes, concretizando-as em contratação, bem como será capaz de constantemente monitorar suas vendas.
Módulo 2 - Ferramentas de Operação
a. Direito
Serão apresentados conceitos do Direito Empresarial, com o foco para escritórios e a organização no seu cotidiano.
b. Ferramentas de Gestão Financeira de um escritório
Esta disciplina apresenta de forma mais aprofundada as técnicas e procedimentos contábeis e financeiros importantes para apoiar a compreensão no momento da tomada de decisões.
c. Gente e Gestão
Esta disciplina aborda as ferramentas de gestão de pessoas e o desenvolvimento de habilidades e competências disponíveis às organizações para criar ambientes de trabalho inspiradores que ajudem pessoas a desenvolverem seu potencial.
Módulo 3 - Ferramentas de Projetos
a. Gestão de Escritório de Arquitetura e Design de Interiores
A proposta desta disciplina é fazer com que os participantes entendam os processos diários de um escritório. Para isso três temas serão expostos: A Gestão de Escritório de Arquitetura e Design de Interiores, Gestão do Portfolio de Cliente e Parcerias.
b. Gerenciamento de projetos
Os alunos entenderão as etapas de um projeto. Entre os tópicos a serem explorados: Cronograma e orçamento de obra, acompanhamento de custos e do orçamento, fluxo financeiro do projeto, estrutura da equipe e funções e elaboração de contrato. Novas técnicas serão apresentadas para que sejam agregadas à bagagem do especialista que está se formando no curso.
COORDENAÇÃO
PROF. RODRIGO SÊGA
Coordenador Técnico
Fundador e CEO da Phins*. Consultoria e Treinamento na área de Estratégia, Inovação e Projetos. Professor da FIA e USP: Programas de inovação e empreendedorismo, gestão de projetos Sustentabilidade. Mestre em Competitividade FGV, MBA Gestão de Projetos FIA, Especialista em Marketing FGV, Especialista em Conforto Ambiental USP, Graduado em Arquitetura e Urbanismo PUC-PR. Carreira Executiva desenvolvida ao longo de 17 anos na área de Negócios e Projetos.
PROF. MARINA SCHAFFMAN
Coordenadora Técnica
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes. Especialização em Design de Interiores pelo Istituto Europeo di Design – IED Milão. Pós-Graduada em Gestão para Arquitetos e Designers de Interiores pela FIA. Formação Continuada em Neurociência aplicada a Arquitetura pela Neuroarq Academy.
PROF. DR. FERNANDO C. DE ALMEIDA
Coordenador Técnico
Graduado em Engenharia pela POLI/USP, doutorado em Administração – Université Pierre Mendes France – Grenoble 2 e Livre Docente pela FEA/USP. Professor convidado pelo IAE de Aix em Provence-França para a disciplina de Competitive Intelligence. Especialização em Inteligência Competitiva pela Academy of Competitive Intelligence – Boston. É vice-presidente executivo do IFBAE – Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas. Tem experiência na área de Inteligência Competitiva e Estratégia, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: inteligência competitiva, análise estratégica, processo decisório e comportamento.